Vereadores defendem melhorias no interior

07/10/2013 15:36

Notícia de capa do Jornal A Razão de hoje trás reportagem sobre a Frente Parlamentar em Defesa do Interior e os atuais problemas da zona rural de Santa Maria. Confira:

----

 
Grupo pluripartidário da Câmara cobra mais ações do Executivo na melhoria de serviços rurais
 
Um grupo com vereadores de diferentes partidos para representar, ouvir e cobrar do Executivo soluções para os problemas dos santa-marienses que vivem nos distritos da cidade: é com esta premissa que no início do ano, surgiu na Câmara de Vereadores, a Frente Parlamentar do Interior. Presidida pelo vereador Luciano Guerra (PT), que já foi subprefeito do distrito de Palma, o grupo conta com a atuação do presidente do Legislativo, Marcelo Bisogno (PDT), Admar Pozzobom (PSDB), João Kaus (PMDB), João Carlos Maciel (PMDB), Ovídio Mayer (PTB) e Tavores Fernandes (DEM). O grupo também contou com a colaboração de Daniel Diniz (PT), atualmente licenciado por motivos de saúde.
 
Nesta semana, na quarta e quinta-feira, alguns vereadores estarão cumprindo agenda em Brasília. Além de se encontrar com lideranças políticas, para discutir ações que privilegiem o interior, a principal atividade é uma reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). Uma das preocupações dos políticos é o traçado da Br 392, que liga Santa Maria até Santo Ângelo. No primeiro esboço do traçado, a estrada passaria pelo distrito de Santa Flora, que não será contemplada com outro projeto de traçado. Os vereadores querem pedir que o traçado passe pela localidade, que é o distrito mais produtivo, em termos de impostos, para o município. Os vereadores ainda articulam uma audiência pública para discutir este assunto.
 
Atuação - A instalação da Frente Parlamentar do Interior  foi no mês de abril, mas desde o início da legislatura os vereadores utilizam seus espaços na tribuna para dar destaque aos problemas dos distritos. A maioria das demandas das comunidades são a qualidade das estradas, que refletem no dia-a-dia de quem vive, ou trabalha nas localidades. “Nós defendemos a população, representamos o interior e a comunidade”, lembra Admar Pozzobom. “Somos um grupo formado por vários partidos, é um movimento histórico, que utiliza seus discursos para levar a sério as demandas do interior”, completa Maciel. O presidente da Frente, Luciano Guerra, lembra que um grupo de parlamentares, de partidos variados, possui mais força dentro do parlamento. “As demandas da população são prioridades, acima de qualquer discussão partidária”, defende.
 
Cobranças ao Executivo - Desde que foi instalada, a ideia inicial dos vereadores é realizar reuniões descentralizadas, nos próprios distritos e ouvir as demandas e encaminhar relatórios ao Executivo municipal. Em setembro, a primeira reunião foi no distrito de Pains, quando cerca de cem pessoas falaram dos problemas da comunidade. Conforme Guerra, além das estradas, outras reclamações são o atendimento na saúde e a fiscalização do descarte do lixo. Os vereadores destacam que é difícil manter um diálogo com a prefeitura (e subprefeituras), um dos maiores problemas de dar continuidade ao trabalho. Guerra lembra que com a Reforma Administrativa, o interior passa a ser responsabilidade do vice-prefeito, José Haidar Farret (PP), e que quando se cobra maior participação de Farret é para que a lei seja cumprida. “Não adianta apenas que a gente absorva os problemas das pessoas. O trabalho precisa ter continuidade, e os santa-marienses querem respostas e iniciativas”, destaca.
 
Propostas – os vereadores já discutem uma série de propostas de melhorias para o interior. Maciel lembra que em São Pedro, as estradas locais tem uma qualidade boa. “Andamos em mais de cem quilômetros no interior de São Pedro, e todas estradas estavam bem cuidadas”. O secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, teria colocado aos vereadores que o maquinário não é o problema, e sim o número reduzido de operadores. Os parlamentares ainda discutem a ideia de uma equipe de servidores exclusiva do interior, assim como um parque de máquinas exclusivo, para melhorar a infraestrutura.  Outra preocupação é a saída dos jovens, que vem para cidade trabalhar ou estudar e não pretendem retornar. “O sinal de celular, de internet é mais complicado e os jovens não se sentem atraídos para retornar, o que pode causar um impacto nos próximos anos”, completa Luciano Guerra.
 
Desde abril, vereadores integram a Frente Parlamentar em Defesa do Interior para discutir demandas (Foto Divulgação / A Razão)
 

 

Para ler direto da fonte, Clique Aqui!
----
 

 

 

Logo abaixo você pode comentar utilizando o Facebook. Como está em inglês ai vão algumas traduções:
  • Add a comment.... = Adicionar um comentário...
  • Posting as = Postar como
  • (Not you?) = (Não é você?)
  • Comment = Comentar
  • Post to Facebook = Postar no Facebook. (Se tiver marcada vai para a sua linha do tempo)
  • Reply = Responder
  • Like = Curtir
  • Follow Post = Seguir Publicação
  • Comment using... = Comentar usando... (Há as opções de comentar pelo Facebook, Yahoo, Aol e Hotmail)