Informativo da Paróquia de Vale Vêneto para Fevereiro de 2017

07/02/2017 18:09

Confira a agenda da Paróquia Corpo de Deus, com sede em Vale Vêneto - São João do Polêsine, para o mês de FEVEREIRO de 2017 Pertence a esta paróquia a Capela de Santa Terezinha, situada na Alameda Cândido Brasil Moro, no distrito da Palma. Informações da Secretaria Paroquial:

Campanha da Fraternidade de 2017

 
Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15), a Campanha da Fraternidade alerta para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros. A proposta é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. A depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior.
 
A Campanha deseja, antes de tudo, que o cristão seja um cultivador e guardador da obra criada. Cultivar e guardar nasce da admiração! A beleza que toma o coração faz com que nos inclinemos com reverência diante da criação. A Campanha deseja, antes de tudo, levar à admiração, para que todo o cristão seja um cultivador e guardador da obra criada. Tocados pela magnanimidade e bondade dos biomas, seremos conduzidos à conversão, isto é, cultivar e a guardar.
 
Além de abordar a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, a Campanha deseja despertar as famílias, comunidades e pessoas de boa vontade para o cuidado e o cultivo da Casa Comum.
 
 
 
Cartaz
 
Para colocar em evidência a beleza natural do país, identificando os seis biomas brasileiros, o Cartaz da CF 2017 mostra o mapa do Brasil, em imagens características de cada região. Compõem também o cenário, como personagens principais, os povos originários; os pescadores e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, acontecido há 300 anos. Além da riqueza dos biomas, o cartaz quer expressar o alerta para os perigos da devastação em curso, além de despertar a atenção de toda a população para a criação de Deus.
 

Programação da Paróquia Corpo de Deus – Vale Vêneto

Fevereiro de 2017

 
 
02 – Quinta-Feira (Apresentação do Senhor – bênção das velas):
    18h – Missa na Casa de Retiros das Irmãs do Coração de Maria.
 
03 – Sexta-Feira (Bênção de São Brás) :
         20h – Na Igreja Matriz, missa e bênção da garganta.
         20h – Na Capela Santa Lúcia – missa e bênção da garganta
 
04 – Sábado:
         16h – Missa na Capela São José (Bênção de São Brás)
         20h – Missa na Matriz
         20h – Missa na Capela do Santuário (Bênção de São Brás)
 
05 – Domingo:
         8h30min – Missa na Matriz
         9h30min – Missa em Ribeirão
Celebrações de preparação para a Festa de N. S. de Lourdes – GRUTA
 
07 – Terça-Feira:
         Às 19h – Em frente à Casa de Retiros das Irmãs, início da procissão até o capitel de São Patrício, onde haverá missa às 19h30min.
         Tema: Caminhando com Maria.
 
08 – Quarta-Feira:
         19h30min – Missa na Capela de Santa Ana.
         Tema: Com Maria, somos evangelizados.
 
09 – Quinta-Feira:
 
         19h30min – Missa na Capela N.S. das Dores (Linha Glória)
          Tema: Com Maria, fazendo discípulos.
 
10 – Sexta-Feira:
 
           19h30min – Missa na Capela São Valentin
           Tema: Aprendendo a rezar com Maria
 
11- Sábado (Dia de N.S. de Lourdes e Dia Mundial do Enfermo):
 
            16h – Na Gruta, missa da Saúde com a Unção dos Enfermos (Tragam os doentes).
            Não haverá missa na Capela Santa Lúcia.
 
12 – Domingo (Dia da festa na Gruta):
 
                   9h – Da Igreja Matriz de Vale Vêneto, sairá a procissão até a Gruta de N.S. de Lourdes – há 75 anos, uma fonte de bênçãos para todos nós.
 
         10h – Missa festiva
         12h – Será servido o almoço.
 
         Não haverá missa na parte da tarde.
 
 
 
18 – Sábado (Término do horário de verão):
 
                   20h – Missa na matriz
 
 
19 – Domingo:
 
                   8h30min – Missa na Matriz
                   9h30min – Missa na Capela Santa Teresinha
 
24 – Sexta-Feira:
 
                   16h – Adoração ao Santíssimo no Santuário
 
25 – Sábado:
 
                   19h – Missa na Matriz
 
26 – Domingo:
 
                   8h30min – Missa na Matriz
                   9h30min – Missa na Capela São Sebastião
 
 
 
28 – Terça-Feira (Feriado de Carnaval):
 
                   40ª Romaria da Terra – Diocese de Passo Fundo. Haverá excursão para o local. Quem desejar ir, favor se comunicar com a Elaine, no Centro de Pastoral – (55) 30283842
 
                     Atenção: dia 1º de março é Quarta-Feira de Cinzas (dia de jejum e abstinência).
 
19h – Na Matriz – missa com bênção e imposição das cinzas. É o início da Quaresma.
 
                                     
Atendimento na Secretaria Paroquial( Débora Rodrigues dos Santos):
Das 13h às 17h (de segunda a sexta).
Aos sábados: 9h às 11h.
Tel. (55) 3289-1104 -  E-mail: paroquiacdeus@gmail.com
Pe. Lino Baggio: Tel.(55) 3289-1083 – E-mail: lino@pallottism.com.br
 
 
 

INFORMATIVO DA PARÓQUIA CORPO DE DEUS

Ano 06 – Nº 1 – janeiro/fevereiro de 2017 –

 Vale Vêneto – RS

 
Ano Mariano e a Gruta de Lourdes
 
Pensando em agradecer a Deus por tantas graças recebidas pelo povo brasileiro, nestes 300 anos do aparecimento da imagem de N.S. Aparecida, e para fazer crescer ainda mais o amor à Maria Santíssima, os bispos do Brasil aprovaram a proclamação de um Ano Nacional Mariano que está sendo celebrado desde o dia 12 de outubro de 2016 e se prolongará até o dia 11 de outubro deste ano.
 
Aqui em Vale Vêneto, com alegria, estamos celebrando os 75 anos da existência da Gruta em honra à N. S. de Lourdes. Recordemos que Maria, de fato, nos oferece um caminho direto de acesso a Cristo e sua vida está inteiramente voltada para o mistério mais importante da nossa fé, o mistério da Encarnação. Ela nos oferece atitudes humanas a imitar e nos coloca em plena sintonia com o ensinamento, a paixão e a ressurreição de seu Filho. Não esqueçamos as palavras de Maria, quando faltou vinho na festa de casamento, em Caná da Galiléia: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). Com certeza, se vivenciarmos em profundidade esta frase, concluiremos este ano mais felizes e mais cristãos. 
 
Na história de Aparecida, houve primeiro o insucesso, o cansaço, muito esforço, mas as redes continuavam vazias. Parece o mesmo que aconteceu com os apóstolos, quando Pedro dizia a Jesus: “Senhor, trabalhamos a noite toda e nada pescamos” (Lc 5,5). Em nossa vida muitas vezes não é mesmo assim? Buscamos soluções para os nossos problemas, mas parece não ter saída. A Deus nada é impossível, dizia o Anjo a Maria, quando Isabel, estéril, engravidou. Pedro lança novamente a rede e ela vem cheia de peixes. O maior exemplo disso é o próprio Cristo que passa pela morte cruel, pelo fracasso da cruz, porém sua morte se torna vitória, se faz ressurreição. É preciso perseverar no bem. Aquilo que parece insucesso, acaba por mostrar o seu fruto, a abundância de vida. Maria testemunha essa verdade dizendo que Deus faz maravilhas naquele que crê em sua promessa.
 
. Confira a programação de preparação para a Festa da Gruta de N. S. de Lourdes, que será no dia 12 de fevereiro. O mais importante é deixar-nos comover por essa Mãe, por estar ela unida inseparavelmente a seu Filho; deixar-nos guiar por seu exemplo de simplicidade, alegria e gratidão, deixar-nos impregnar de seu testemunho evangélico, tornarmo-nos mais filhos seus e irmãos em Cristo, como Igreja missionária, despojada e misericordiosa, como quer o Evangelho.
 
Desde já, nossa prece confiante em favor de todas as pessoas que estão enfermas e rezemos para que este novo ano seja de muitas bênçãos para todos nós.
 
Seja Deus a nossa força!
 
Pe. Lino Baggio
 
 
 
Mais informações: (55) 3289-1104
 
 
Anderson Toniasso
 
 

----