Festa de Santa Terezinha, Missa na Capela da Saúde e Feira dos Distritos

03/10/2015 19:41
Amanhã, domingo, 04 de Outubro de 2015, será realizada a festa em honra a Santa Terezinha, estão todos convidados a participar. Mais detalhes, clique aqui!
 
Também para amanhã, na Capela Nossa Senhora da Saúde, ocorrerá missa as 10:00 e estão todos convidados, principalmente os catequisandos das Comunidades de Nossa Senhora da Saúde e Santo Antônio, como você poderá verificar na página da Capela Santo Antônio da Palma, clicando aqui.
 
E, por fim, está acontecendo no Centro de Eventos da UFSM, a Feira dos Distritos. Confira notícia veiculada no site da Prefeitura de Santa Maria:

----

Feira dos Distritos mostra organização, qualidade e produção diferenciada em alimentos e artesanato

 
Quem for até a 40ª Exposição Feira Agropecuária de Santa Maria, no Parque de Exposições Francisco Viterbo Borges, no Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de apreciar as atrações do multi evento, também poderá saborear os produtos coloniais e conferir variedades de peças artesanais, da Feira dos Distritos. O espaço reúne a produção de pequenos proprietários do interior sob a organização da prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Rural e Turismo.
 
Entre as atrações locais os visitantes podem conhecer o estande da produção de óleos essenciais. A usina de extração Vimontti produz óleos que podem ser utilizados em difusores de aromas, colares aromáticos, sprays, banhos, dentre outros. A usina fica localizada no distrito de Boca do Monte e trabalha desde o plantio até a comercialização dos produtos que ganham cada vez mais aceitação em diferentes mercados. Ediane Bortoluzzi Dorneles, destaca ao diferencial: “nossos produtos são diferenciados, porque utilizamos plantas aromáticas e medicinais”. Ela ainda pondera sobre o uso de um dos óleos: Lavanda Dentata que auxilia na recuperação de tecidos humanos queimados.
 
Em sua manifestação o prefeito reproduziu uma versão do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Célio Fontana, de que se a prefeitura tivesse há 25 anos, realizado os programas que hoje são empreendidos teríamos uma Santa Maria bem diferente da que temos hoje e não teríamos o êxodo rural, a produção daria alento e sustento à vida no campo.
 
“Temos hoje aqui uma pequena mostra do que Santa Maria pode vir a ser no futuro, aqui temos produção artesanal, agrícola, agroindústria como demonstração do potencial da nossa cidade”, disse o chefe do Executivo.
 
O prefeito refletiu acerca do que considera uma “dicotomia trágica”: de um lado “aspiramos uma cidade empreendedora, inovadora, com ações diferenciadas”, de outro, temos a realidade de uma cidade com expressivo “emprego público, que é caracterizado pelo conceito de estabilidade, ou seja, não trabalha com o estímulo ao risco de empreender e assumir desafios”, comentou.
 
Schirmer evocou que precisamos transformar o que hoje ainda é pequeno em uma produção significativa e que contemple a necessidade de consumo de nossa cidade. Nossa região tem condições de tecnologias e pelos apoios das prefeituras e pelo grande mercado consumidor.
O secretário Rodrigo Menna Barreto destacou que a Feira dos Distritos começou no primeiro mandato do prefeito Schirmer, em 2009. “Fomos evoluindo ao longo dos anos, qualificando e melhorando a estrutura do espaço da produção local”. O secretário destacou ainda o sucesso das edições do Pátio Rural e qualificou que o trabalho de sete anos é ímpar para os produtores e serve como projeção para a produção organizada e cooperativada.
 
O presidente da Cooperativa Terra Santa, Roger Ávila, diz que particularmente tem um carinho muito especial pela Feira dos Distritos pela oportunidade como vitrine para a produção local. A cooperativa tem 4 anos, iniciou com 22 produtores e hoje já passam dos 55 sócios.
 
 
Acadêmico de Jornalismo (Unifra) Márcio Fontoura
André Campos (MTb. 10.790)
Fotos: João Vilnei
 
 
 
Para ler a notícia completa direto da fonte, Clique Aqui!
 
Anderson Toniasso

----