Começa hoje às 18h e vai até domingo o Pátio Rural com o melhor que há nos distritos

10/04/2015 15:26
O evento que será realizado no Hotel Fazenda Pampas (Antiga Cidade dos Meninos) está sendo amplamente divulgado por mídias da cidade. Há chamados na TV Santa Maria, Jornais Diário de Santa Maria e A Razão, Sites do Claudemir Pereira, da Rádio Gaúcha e é claro da Própria Prefeitura Municipal onde desde 23 de março houve 8 artigos sobre o assunto.
 
O Hotel Fazenda Pampas está situado onde funcionava a Cidade dos Meninos na esquina da Rua Angelin Bortoluzzi com a Estrada Daniel Rizzi, em Arroio Grande - não em Camobi como amplamente divulgado, pois segundo os limites de bairros e distritos o local está situado oficialmente em Arroio Grande e não Camobi.
 
Confira notícia de várias fontes:

----

Vídeo da TV Santa Maria

 

Diário de Santa Maria: Riquezas dos nove distritos de Santa Maria reunidas em um só evento

150 expositores vão mostrar, de sexta-feira até domingo, produção artística, cultural e gastronômica
 
A riqueza e diversidade da produção cultural, artística e culinária dos nove distritos de Santa Maria em um único lugar. Esta é a proposta do Pátio Rural, evento que começa nesta sexta-feira na cidade. Durante três dias, o melhor da comida e do artesanato do interior do município estará à disposição de quem quiser sair do meio urbano e curtir o que o rural tem de melhor. 
 
E delícias não faltarão, especialmente para quem gosta de apreciar a culinária campeira. As apostas desta edição da feira serão o matambre recheado de Pains, o risoto de marreco de Arroio Grande e o porco com batata doce produzido por Arroio do Só. Os pratos serão servidos em pequenas porções, por preços atrativos, para o público não gastar muito e poder provar todas as opções. 
 
Serão restaurantes, um de cada distrito, que vão reunir as nove festas gastronômicas que ocorrem durante o ano – Festa do Marreco e das Hortaliças (Arroio Grande), do Porongo e do Porco Assado (Arroio do Só), do Cordeiro e da Mandioca (São Valentim), do Peixe, Pão e Vinho (Boca do Monte), Arroz de Rei (Palma), da Soja (Santa Flora), da Massa e da Galinha de Panela (Santo Antão) e do Matambre e da Cerveja (Pains).
 
– Nós temos uma culinária muito rica. Não precisamos viajar para a Quarta Colônia para comer bem. Queremos acabar com este distanciamento que existe entre o meio urbano e o rural – afirma o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.
Além de encher a barriga, a feira também terá estandes para encher os olhos. Artesãos vão expor a produção manual de facas, flores, peças em crochê, couro, porongo, entre outros artigos. O local vai se chamar Empório dos Distritos. 
 
Artesã há 10 anos, Silvana Santini, 52 anos, vê na feira uma opção de expor sua produção aqui na cidade, já que precisa viajar para vender os produtos em feiras de outros municípios.
 
– Temos que correr atrás, porque aqui não tem muita oportunidade de vender nossas coisas. Percorro cidades próximas e chego a dormir no carro para voltar para casa com lucro – avalia a artesã que trabalha com peças em crochê e tecido. 
 
Entre uma comida e uma compra, o público também terá atrações bem campeiras, como jogos, passeios à cavalo, trilhas na mata, arvorismo e apresentações artísticas. 
 
– Queremos valorizar nossos produtores, trazer para eles outra perspectiva de ganho econômico e, ainda, diversificar as opções de turismo para quem mora na cidade – diz a secretária de Turismo, Norma Moesch.
 
Quem perder a feira deste fim de semana, terá outras chances para prestigiar. O evento acontecerá uma vez por mês, até setembro. 
 
Cerca de 500 pessoas de 150 famílias estarão envolvidas nesta edição. A expectativa é que mais de quatro mil visitantes passem pelo Hotel Fazenda Pampas nos três dias de Pátio Rural. A entrada e o estacionamento no local são gratuitos. 
 
Para ler a notícia completa direto da fonte, Clique Aqui!
 
 
 

Claudemir Pereira: PÁTIO RURAL. 190 protagonistas no evento que vai trazer para a cidade as atrações do interior da comuna

São pratos típicos, artesanato, produtos “in natura” e manufaturados, jogos, lazer e deiversão. É o que está prometendo a primeira edição do “Pátio Rural”, uma promoção da Prefeitura, via secretarias de Desenvolvimento Rural e Turismo, com patrocínio do Governo Federal, através do ministério da Agricultura.
Taí uma ideia interessante de congraçar, como se dizia antanho, o campo e a cidade. E será gratuita a entrada na antiga Cidade dos Meninos, sede do evento que começa na sexta-feira.
 
Para ler a notícia completa direto da fonte, Clique Aqui!
 
 

Rádio Gaúcha: Projeto Pátio Rural realizará mostra com agricultura produzida no interior de Santa Maria

 
O projeto Pátio Rural foi lançado na manhã desta quinta-feira (26) no prédio da SUCV onde funciona parte do Executivo de Santa Maria. A iniciativa prevê a realização de um evento onde produtores primários e agrícolas dos distritos da cidade realizarão uma mostra gastronômica com produtos oriundos de suas plantações. 
 
Vinhos, queijos, leite, cereais, entre outros farão parte da mostra.
 
O evento está marcado para ocorrer entre os dias 10 e 12 de abril no Hotel Fazenda Pampa – antiga cidade dos meninos, no bairro Camobi. No local, diversos produtos estarão disponíveis para aquisição do público. 
 
O projeto visa trazer as produções dos distritos para o centro urbano, para que, de certa forma, as produções do interior possam ser comercializadas.
 
 
 
Para ler a notícia completa direto da fonte, Clique Aqui!
 

A Razão: Distritos mostram o melhor da produção

 
Pátio Rural reunirá em uma só mostra os destaques das festas das localidades de SM - por Elisa Pereira em 10/04/2015 14:04
 
Serão seis edições ao longo do ano, sendo que a primeira ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de abril, no Hotel Fazenda Pampas
 
Apreciadores da produção e da culinária do interior devem começar a se agendar para as edições do Programa Pátio Rural, lançado recentemente pela Prefeitura de Santa Maria, que irá congregar em uma mesma mostra o melhor das festas dos distritos. Serão seis edições ao longo do ano, sendo que a primeira ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de abril, no Hotel Fazenda Pampas, antiga Cidade dos Meninos, com entrada franca.
 
Até o ano passado, cada distrito sediava a sua festa específica. Em Arroio Grande acontecia a Festa do Marreco e das Hortaliças; Arroio do Só realizava a Festa do Porongo e do Porco Assado; São Valentim a Festa do Cordeiro e da Mandioca; Boca do Monte a Festa do Peixe, Pão e Vinho; Palma a Festa do Arroz de Rei; Santa Flora a Festa da Soja - O Grão de Ouro; Santo Antão a Festa da Massa e da Galinha de Panela e Pains a Festa do Matambre e da Cerveja.
 
Na proposta implantada a partir de agora, não será preciso se deslocar até cada distrito para conferir todas as atrações destes eventos. A iniciativa é coordenada pelas Secretarias Municipais de Turismo e de Desenvolvimento Rural.
 
Conforme informações da Secretaria de Turismo, 190 pessoas estarão diretamente envolvidas com a realização de cada edição do Pátio Rural. Com o slogan, “Momentos para serem guardados no coração”, a iniciativa deste ano tem o propósito de reunir em um único evento o que o Coração do Rio Grande tem de melhor na sua produção rural. Irão participar da produção gastronômica culinaristas de Arroio do Só, com o porco assado e a batata doce; de Boca do Monte, com o croquete de peixe e as postas de peixe frito; da Palma, com o risoto; e de São Valentim com carré de cordeiro a milanesa, escondidinho de cordeiro e roseta de cordeiro; de Arroio Grande com a “marrecada” (risoto de marreco). Representando a sede do município, Santa Maria, serão preparadas duas variedades da Linguiçaria Premium e o Matambre da Churrascaria Bovinus.
 
Além da gastronomia específica de cada distrito, haverá outros produtos para a comercialização, como: cucas, pães, bolachas, geleias, embutidos, sorvetes, queijos, doces e compotas, massas caseiras, sucos, vinhos e espumantes coloniais.
 
Nas tendas instaladas no Hotel Fazenda Pampas estarão expostos artesanatos em cuias, lãs, porongos, madeiras, fios e agulhas, entre outros.
No Pátio Rural poderá ser encontrada ainda grande oferta de produtos hortifrutigranjeiros da produção dos distritos de Santa Maria. Jogos e brincadeiras rurais como: Bocha; Corrida de Saco; Jogo da Ferradura; Baralho; Carrinho de lomba; Cabo de guerra; Corrida da Colher (com ovo); Vaca Parada; Balanço Rural; Pônei; Charrete; Parede de Escalada; Slack Line, entre outras atrações culturais, que estarão ocupando o palco do Pátio Rural.
 
 
Para ler a notícia completa direto da fonte, Clique Aqui!
 

A Razão: Pátio Rural oferece espaço à produção do interior

 
Será realizado nesta quinta-feira, dia 26, às 10h, no Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges (prédio da SUCV), o lançamento do evento Pátio Rural de Santa Maria. O evento ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de abril, no Hotel Fazenda Pampas (antiga Cidade dos Meninos), e vai reunir gastronomia, produtos coloniais, atrações culturais e o artesanato característicos de cada um dos distritos de Santa Maria.
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, a proposta é trazer o produtor e a produção dos distritos para o centro da cidade. “Queremos trazer para a cidade as tradicionais festas do interior, de forma gratuita e oferecendo o que de melhor se produz em nosso município”, explica.
O Pátio Rural terá seis edições até o final deste ano. Além de apresentar as delícias gastronômicas e as agroindústrias de cada distrito, o evento também busca divulgar outras regiões do município, oferecendo alternativas para o desenvolvimento do turismo local.
 
Menna Barreto destaca que toda a infraestrutura será financiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “É uma maneira de valorização de nossos produtores e daquilo que é feito em Santa Maria. O Pátio Rural é uma vitrine para essa produção”, complementa.
 
 
Para ler a notícia completa direto da fonte, Clique Aqui!
 

Propaganda do Pátio Rural pela própria Prefeitura de Santa Maria:

  1. Lançamento do “Pátio Rural” será na próxima quinta-feira (26), no Salão de Atos da Sucv
  2. Pátio Rural: os eventos da gastronomia, artesanato e produção dos distritos em um único local
  3. Pátio Rural será a convergência das festas do interior com todas as suas atrações em um único local
  4. Ponte recuperada no acesso ao Pátio Rural, a festa do interior com culinária, artesanato e música
  5. Pátio Rural: Infraestrutura faz melhorias no acesso ao local da festa das festas do Interior
  6. Pátio Rural, um evento para rememorar e reviver práticas culturais, artesanais e grastronômicas
  7. Santa Maria em contagem regressiva para o Pátio Rural. Festa, que reúne distritos, inicia na sexta
  8. Contagem regressiva: Últimos ajustes no cenário que irá receber o Pátio Rural, a partir desta sexta
 
 
 
 
Anderson Toniasso

----